Mais um Ramadam

Na religião muçulmana o Ramadã é um período do ano que dura aproximadamente um mês no qual os fiéis jejuam durante o dia e festejam durante a noite.

A data exata do início e do fim Ramadan varia de acordo com o posicionamento da lua no céu, e este ano, está começando hoje.

Morando em um país muçulmano, tenho à minha volta várias pessoas que estão passando por esta experiência neste momento. É preciso ter uma certa sensibilidade com a religiosidade dos outros para evitar gafes.

Na Tunísia, onde há muita influência européia, e a religião não é vivida de forma intensa como nos países do Golfo, é mais fácil para um não muçulmano levar uma vida normal. Alguns restaurantes abrem normalmente durante o dia, mas servem somente a não muçulmanos, geralmente estrangeiros.

Alguns conselhos para evitar constrangimentos, durante o período do Ramadan, que devem ser seguidos quando na presença de muçulmanos que estejam fazendo o jejum:

  • Não comer;
  • Não beber;
  • Não fumar;
  • Não ouvir música;
  • Não contar piadas;
  • Evitar qualquer atividade que possa ser considerada diversão.

Durante o dia, é preciso ser discreto para não ofender aqueles que estão seguindo a religião, no caso a maioria dos que vivem aqui. A cidade fica um cemitério e o horário de trabalho fica reduzido das 9:00 às 15:00, em horário contínuo.

Durante a noite as pessoas fazem banquetes, cantam, dançam, se divertem até a madrugada. Dependendo de onde se vive é até difícil dormir com os carros que passam e buzinam, os vizinhos que  reúnem a família cantam e dançam, em geral até umas 4:00 da manhã. Os bares abrem, as lojas reabrem, e a cidade se transforma completamente durante a noite nesse período.

Para um brasileiro a coisa toda é bastante exótica, mas acredito que como este é meu segundo Ramadan, vou me acostumando…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Camelo Manco is Stephen Fry proof thanks to caching by WP Super Cache