Internet em Angola – Que saudades da Cicarelli

Enquanto o Brasil internauta fica indignado com o bloqueio do Youtube devido ao processo aberto pela Cicarelli devido ao video na praia, que eu já ensinei, na época, como achar e baixar, em Angola a situação é bem diferente. que saudade dos dias em que podia correr atrás do vídeo da Cicarelli…
Há poucos provedores Internet por aqui, em Luanda só consegui encontrar 5. E estes  cinco provedores fornecem primariamente conexão discada. Aqui, devido aos problemas de infra-estrutura, é muito utilizada a tecnologia de rádio para linhas telefônicas. No Brasil, a mesma tecnologia é usada para internet predial. Só que o serviço aqui é de telefonia, voz mesmo. A solução que as pessoas usam é exatamente fazer conexão discada por cima destas linhas telefônicas via rádio. Imaginem a qualidade da ligação… Cái toda hora, dá erros incríveis e é lenta…. E a cereja neste bolo é que o telefone é pré-pago. Isso mesmo! Pré-pago, tem que comprar cartão e colocar créditos para ligar…

Começam agora a surgir, a preços vergonhasamente altos, conexões ADSL (tipo Velox) e Cable ADSL (Virtua), no centro da cidade, para clientes residenciais. Mas o serviço é aparentemente também péssimo, quem pagou está sofrendo com falta de conectividade e lentidão. Fora do centro estão também fazendo internet direta via rádio, mas quando chove, não funciona nem a pau (por que aqui a chuva quando vem, não cái, despeja!).

A opção mais interessante que vi foi a Internet via celular. A companhia CDMA daqui, Movicel, oferece um serviço de dados (pré-pago e salgadinho também) a uma velocidade de 156kbps. Quem testou gostou.

Por enquanto meu acesso é na empresa, servida de duas “ultra-rápidas” linhas telefônicas via rádio pré-pago para conectar à Internet,  demoro 30 hora para baixar meus e-mail e 5 minutos para abrir a página do globo.com; qualquer operaçõa no bank-line demora 1 hora se não cair a linha e tenho conseguido fazer verdadeiros milagres com o Skype! Pornografia só se for ASCII…
Que saudade do meu vírtua 4Mb…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Camelo Manco is Stephen Fry proof thanks to caching by WP Super Cache