Camelo de cara nova e feliz com o Ubuntu…

Estou querendo deixar o site de cara nova, mas ao menos enquanto não tenho tempo de inventar algo meu, fica assim. Estou muito contente com o WordPress, a cada dia me sinto mais confortável com ele. Nestes últimos dias tenho usado muito o Ubuntu Dapper, o devo dizer que é incomparavelmente mais fácil, para quem tem conhecimentos de linux, fazer qualquer coisa relacionada à web com o Ubuntu do que com o Windows. Não quero aqui fazer pregação a favor do linux, quem me conhece sabe que eu uso mas não evangelizo ninguém. Só que, depois de ter as coisas configurados no Ubuntu, tudo fica masi fácil realmente. O FTP é integrado ao Nautilus (o gerenciador de arquivos do Ubuntu), você move as coisa para cá e para lá como se estivesse mexendo na mesma máquina. Com o login ssh economizo uma banda danada, pois cada vez que preciso instalar algo, mando compactado e dou um “unzip” logado na máquina da hospedagem, e assim por diante.

Se devo aconselhar um iniciante em Linux, recomendo installar o Ubuntu 5.1, que é a versão estável do bendito.
O Dapper, para funcionar redondo aqui em casa, precisou de uns ajustes “na unha”, que a maioria das pessoas nem teria idéia de por onde começar, e que eu só tenho porque mexo xom o Linux desde 97, apesar de não ser nenhum expert. 🙂 Lembro bem quando para poder usar a interface gráfica, sem acesso à internet, eu passei semanas tentado configurar arquivos de texto do X em K6 350. Hoje esses problemas que aperecem são bem pequeninos… O Dapper deve ficar pronto em 2 meses, e aí acredito que tudo estará rodando a contento.

Pois bem, estive também construindo um outro blog, para uma comunidade da qual pertenço, e que precisava de um ponto de encontro. Andei frugando pela Net e me deparei com o CivicSpace , que nada mais é que uma distribuição do Drupal, “turbinada” para campanhas na Internet. A proposta é muito boa, dos dois programas, mas preferi o WordPress pela facilidade e familiaridade que tenho com o danado. Foi a melhor escolha, apesar de algumas limitações o danado funciona redondinho e não pisca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.