Livros, Seitas e Tim Maia

Ontem, na hora do almoço, estive na Livraria da Travessa, na Av. Rio Branco, folheando alguns livros. Se há um lugar onde eu me sinta a vontade e não perceba o tempo passar é em uma livraria. Na Travessa, com sua arquitetura antiga, suas estantes de madeira escura, o cheiro de papel e café, o tempo parece parar. Muitas vezes entro e não compro nada, mas folheio vários livros. Hoje nào foi diferente. Eu não li O Código de Da Vinci de Dan Brown, e ainda não tive a oportunidade de ver o filme, mas sei que devido ao sucesso da sua história uma série de livros sobre o Opus Dei está surgindo.

wpid-hours.thumbnail-2006-05-31-13-36.jpg

Um que me chamou muita atenção foi “Memórias Sexuais no Opus Dei“, de Antonio Carlos Brolezzi. O livro é autobiográfico e conta como o autor entrou em contato com a “Obra”, como acabou por fazer parte dela, e finalmente como conseguiu se afastar dela. Este processo durou aproximadamente 10 anos, e pelo pouco que consegui ler, foi traumático desde o início. Algumas informações sobre as convicções do Opus Dei também podem ser encontradas neste site.
Eu tenho um profundo interesse por religiões, que não se traduz, todavia, em um estudo sério. Mas sempre mantenho as antenas em alerta quando se fala deste assunto, e respeito muito todos os tipos de crenças. Mas o que me fascina realmente são as seitas. O que faz uma pessoa ser seduzida por uma seita? Uma infinidade de seitas se expalham pelo globo, dos mais diferentes tipos e inspirações. E muitas pessoas se entregam totalmente a elas, pelo menos por algum momento. Fazendo um parenteses e voltando ao tema das coincidências, eu comprei há algumas semanas o CD “Tim Maia Racional“, inspirado na seita frequentada pelo cantor à época, baseada no livro “Universo em Desencanto“. O CD é ótimo, com um suíngue delicioso. Mas com letras totalmente direcionadas à doutrinação Racional. Achei na rede um site que luta contra a doutrinação em seitas, tentando alertar as pessoas de como identificar uma seita, como identificar que um parente está se envolvendo com ela e mostrando o quão diferente elas são de religiões. O Factnet, em inglês, é ótima fonte de recursos sobre a lavagem cerebral que os cultos praticam. Aparentemente seu alvo preferencial nos últimos anos tem sido a Scientology, seita à qual pertencem Tom Cruise e John Travolta, mas que está começando a aportar também no Brasil.  Racional, Opus Dei, Cientologia… Espero mesmo que nenhum de nós se veja envolvido com estas seitas. O ser humano precisa de um lado espiritual, isto é claro. Mas se entregar de cabeça em uma seita nunca vai ser solução dos problemas de ninguém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.