Acabei de instalar o novo Ubuntu, a versão desktop. Estou positivamente impressionado e queimei minha língua quando reclamei de algumas coisas no post anterior. Depois de dar download do ISO da versão desktop, queimei um CD e dei o boot. E aí, amigo, já se prenuncia um novo mundo.
Agora a instalação é feita a partir de um live CD. Primeiro ele carrega o sistema na memória e dá ao usuário a chance de testar o sistema antes de intalar. Basta clicar no ícone “install” no desktop e um programinha começa a rodar, fácil, fácil, faz poucas perguntas, qual língua, qual teclado, em que partição instalar, e pronto. Daí em diante, foi abrir o gnometris e curtir o jogo, que em menos de dez minutos tudo estava instalado.
Reconheceu meu hardware todp, não deixou nada de fora. E para adicionar o suporte a mp3 e outros formatos de áudio e vídeo, foi molezinha… Basta ir em Application–>Add/Remove…, escolher Sound & Video, marcar “Show unsupported Applications” e mandar instalar os dois pacotes do Gstreamer. E tudo funfa 100%.
Fico com a certeza que o Ubuntu terá uma vantagem competitiva enorme perante os outros sabores de linux. Está fácil, bonito e redondo. Tudo bem amarradinho… Parabéns ao time de desenvolvedores!
Comentários