Acidente na Lagoa

Na madrugada deste domingo, dia 3 de setembro, um trágico acidente de carro vitimou 5 jovens, dos quais 3 menores de idade. Leia a matéria no Estadão ou no Dia.

wpid-acidente7.thumbnail-2006-09-6-17-09.jpg

Toda a mídia está repercutindo o caso, principalmente alertando os perigos de dirigir após ter bebido. Álcool e direção não combinam, isso é certo mas me parece que as pessoas esquecem outros pontos fundamentais da questão. Façamos um resumo: O acidente deixou 5 mortos:

  • Ana Clara Rocha Padilla, de 17 anos,
  • Joana Kuo Chamis, de 17 anos
  • Ivan Rocha Guida, de 19 anos
  • Felipe Travassos de Azevedo Vilella, de 22 anos
  • Manoela Billy Rocha, de 16 anos

O motorista, Ivan, aparentemente dirigia sob efeito de álcool e acima da velocidade permitida. Os passageiros estavam sem cinto de segurança. Todos voltavam da boate Sky Lounge, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Os meu questionamentos, aos quais a mídia e as pessoas com quem conversei parecem não atinar é o seguinte:

  • Podem menores de idade frequentar boates à noite?
  • Podem estes mesmos menores ingerir bebidas alcoólicas?

A resposta para estas perguntas está na lei e é NàO. Não quero aqui culpar os pais que deixaram seus filhos ir à boate pela sua morte. Eles NÃO deveriam ter que se preocupar com isso, pois, POR LEI, seus filhos não poderiam entrar na boate, deixassem eles ou não. Se a lei fosse cumprida, eles estariam em casa ou em outro local. Além disso, se os adolescentes não ingerissem bebidas alcoólicas, provavelmente teriam bom senso para perceber que o motorista do carro não estava em condições de dirigir e/ou pedir a ele que diminuísse a velocidade. O estabelecimento comercial Sky Lounge deveria exigir a carteira de identidade para comprovar a maioridade de seus freqüentadores, ou a menos para permitir o consumo de álcool. Como morador do Rio, que cresceu freqüentando boates e discotecas, sei que dificilmente algum estabelecimento cobra os documentos dos clientes. Isso espantaria a clientela de adolescentes procurando o que fazer. Quem faz isso cumpre a lei e perde clientes para quem age na Ilegalidade. É um conceito de concorrência desleal, pois uns cumprem e outros infringem a lei. Acredito que a boate Sky Lounge poderia ser responsabilidade indiretamente pelo acidente. Não sou advogado mas apostaria neste raciocínio. Uma pena que se discuta na mídia somente uma face da medalha.
powered by performancing firefox

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.