Home > Brasil, Opinião > Acidente na Lagoa

Acidente na Lagoa

September 6th, 2006 Camelo

Na madrugada deste domingo, dia 3 de setembro, um trágico acidente de carro vitimou 5 jovens, dos quais 3 menores de idade. Leia a matéria no Estadão ou no Dia.

Acidente na Lagoa

Toda a mídia está repercutindo o caso, principalmente alertando os perigos de dirigir após ter bebido. Álcool e direção não combinam, isso é certo mas me parece que as pesoas esquecem outros pontos fundamentais da questão. Façamos um resumo:

O acidente dexou 5 mortos:

  • Ana Clara Rocha Padilla, de 17 anos,
  • Joana
    Kuo Chamis, de 17 anos
  • Ivan Rocha Guida, de
    19 anos
  • Felipe Travassos de Azevedo Vilella, de 22 anos
  • Manoela Billy Rocha, de 16 anos

O motorista, Ivan, aparentemente dirigia sob efeito de álcool e acima da velocidade permitida. Os passageiros estavam sem cinto de segurança. Todos voltavam da boate Sky Lounge, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

Os meu questionamentos, aos quais a mídia e as pessoas com quem conversei parecem não atinar é o seguinte:

  • Podem menores de idade freqüentar boates à noite?
  • Podem estes mesmos menores ingerir bebidas alcoólicas?

A resposta para estas perguntas está na lei e é NàO.
Não quero aqui culpar os pais que deixaram seus filhos ir à boate pela sua morte. Eles NàO deveriam ter que se preocupar com isso, pois, POR LEI, seus filhos não poderiam entrar na boate, deixassem eles ou não.
Se a lei fosse cumprida, eles estariam em casa ou em outro local. Além disso, se os adolescentes não ingerissem bebidas alcoólicas, provavelmente teriam bom senso para perceber que o motorista do carro não estava em condições de dirigir e/ou pedir a ele que diminuísse a velocidade.
O estabelecimento comercial Sky Lounge deveria exigir a carteira de identidade para comprovar a maioridade de seus freqüentadores, ou a menos para permitir o consumo de álcool.
Como morador do Rio, que cresceu freqüentando boates e discotecas, sei que dificilmente algum estabelecimento cobra os documentos dos clientes. Isso espantaria a clientela de adolescentes procurando o que fazer. Quem faz isso cumpre a lei e perde clientes para quem age na Ilegalidade. É um conceito de concorrência desleal, pois uns cumprem e outros infringem a lei.
Acredito que a boate Sky Lounge poderia ser responsabilidade indiretamente pelo acidente. Não sou advogado mas apostaria neste raciocínio.
Uma pena que se discuta na mídia somente uma face da medalha.

powered by performancing firefox

Categories: Brasil, Opinião Tags:
  1. uma mãe
    September 8th, 2006 at 16:25 | #1

    não adianta querer culpar alguem ou algum lugar pelo acidente,sei que é uma tragedia,mas a educaçao começa em casa,então,se tem algum culpado,vamos olhar pra nós mesmos e nos responsabilizarmos,como pais e como cidadão tbem.meus pesames

  2. September 8th, 2006 at 18:18 | #2

    Isso é verdade. Mas acho importante que a sociedade, que já criou os meios de tentar se precaver destas fatalidades, esteja alerta o que acabou na morte dos garotos começou quando estes entraram onde não deviam e beberam o que não deviam. E é exatamente como cidadão que eu me responsabilizo, e alerto no meu pouco, para o fato de que não devemos fingir que as leis não são sistematicamente esquecidas ante a conveniência de alavancar o n∑umero de ingressos e bebidas vendidos.
    É claro que ninguém da Sky Lounge queria que os meninos sofressem qualquer dano, mas não foi isso que aconteceu.

  3. September 9th, 2006 at 18:25 | #3

    Parabéns pela opinião.
    A ela, acrescento o fato dos jovens estarem sem cinto de segurança, o que certamente colaborou para o resultado que se segui.
    Tenho uma página na Internet onde trato de cidadania, no sentido geral, com uma seção específica ao problema (sério, por sinal) da irresponsabilidade no trãnsito. Trato entre vários outros tópicos especificamente destes dois problemas, cinto de segurança e alcoolismo.
    Convido-o a visitá-la.

    http://geocities.yahoo.com.br/cidadania_br (seção trãnsito)

    Abraços

    Nogueira

  4. Jessica
    September 9th, 2006 at 23:36 | #4

    Concordo com você.
    Há responsáveis pelo acidente, ainda que indiretamente.

  5. September 10th, 2006 at 00:37 | #5

    Este post vem dando o que falar. Fico feliz por poder contribuir com o debate. Alguém leu o texto e o copiou, criando um profile e uma comunidade no orkut.
    Espero que ajude a conscientizar as pessoas.

  6. Mariana Perri
    September 11th, 2006 at 13:59 | #6

    Camelo,

    parabéns por sua postura. De fato temos que exigir que o estado se responsabilize por sua parcela na educação da população. Os pais, mesmo os mais ciosos, hoje, não contam com o apoio do governo. Políticos estão mais preocupados em suas folgas do que na exigência do cumprimento da Lei.
    Vamos fazer com que minha prima e os outros tanto jovens e adultos que morrem todos os dias pelas ruas desse país sirvam de exemplo para que esta triste e brutal estatística seja reduzida a zero.
    Apenas como nota… quem dirigia o automóvel era Ivan, não Felipe. Felipe, por uma ironia do destino, não tinha carteira de motorista. Tinha optado por não dirigir para poder curtir a vida.
    Um abraço,
    Mariana Perri

  7. Ellen Rose
    September 15th, 2006 at 11:11 | #7

    Concordo com sua matéria e com UMA MàE ..a culpa de tantas coisas que ocorrem no meio dos jovens hoje vem de casa, sinto por seus filhos, porém reflitam na liberdade que deram..ser pai é muito mais que ser liberal, legal e coisa e tal…é pensar lá na frente, é proteger, é dar responsabilidades, é concientizar, repreender, cuidar!! Hoje é comum um jovem utilizar maconha, transar aos 14 anos, beber até cair, ir a boates e festas de arromba!! E como resultado temos crianças tendo crianças..mortes prematuras por overdose, acidentes fatias!! Vamos educar os pais! Pais, vamos assumir nossa posição! Afinal, tá mais que claro onde esta o erro! Assim não pode caminhar a humanidade! CHEGA DE PODE TUDO!! Acho que os pais que foram reprimidos em sua juventude ou infancia..hoje liberaram geral demais! São seus filhos, não estraguem tudo só para se vingar de seus pais! DEUS SEJA CONOSCO!

  8. August 21st, 2007 at 13:12 | #8

    a grande culpa de tudo isso
    e a propria mídia televisiva
    em exibir propagandas no horarios,onde a maioria são menores de idade, e boa parcela dos liberais, que dão mal exemplo para os fihos.depois, estão se arrependendo, da morte do filho, causado pelo
    uso excessivo das bebidas alcoólicas.

  9. August 22nd, 2007 at 17:40 | #9

    acidentes

  10. December 18th, 2007 at 09:17 | #10

    Eu não sei nen uq fala
    pq sofre um acidente tbm
    mais não estava alcolizada
    meus pesames
    para essa familía
    gostei dos comentários

    bjus

  11. Lucas
    January 7th, 2008 at 15:01 | #11

    não se pode colocar culpa sem saber as coisas antes. como uma pessoa pode afirmar tanto q a culpa são dos pais? será q ela tem conhecimento o suficiente para isso?eu acho q não. eu posso falar porque conheco o pai de todas as meninas e paralelamente um pouco dos outros. Ana, Manu e joana são minhas amigas. E com todo conhecimento posso afirmar q os pais não tem culpa. Gabriel(pai da ana) até recortava noticia de acidentes e mostrava para ana. Uma ajuda para esse debate seria todos lerem o livro RELATO DE UM AMOR(de gabriel padilla, pai da ana). Só peço as pessoas q para debater com clareza procurem saber mais das coisas antes de afirmar com tanta convicção

  12. yasmin
    April 19th, 2008 at 14:36 | #12

    concordo com o lucas, antes de falar, procure se informar melhor!
    por que por mais que os pais avisem, dem uma boa educaçao aos seus filhos, essas coisas acontecem.
    Meus pesames a familia e amigos.

Comments are closed.